Tecnologia

Estudo: Menos pirataria criaria quatro mil postos de trabalho

pirataria_1A conclusão é de um estudo efetuado pela Universidade Católica. Caso houvesse menos software pirateado em Portugal, quatro mil novos postos de trabalho poderiam ser criados. Taxa de pirataria no território luso é de cerca de 40 por cento.

Menos pirataria, mais emprego, é esta a fórmula concluída a partir de um estudo da Universidade Católica, divulgado esta quinta-feira.

Os números deste surpreendem pela elevada taxa de software pirateado. A investigação conclui que, entre o que temos instalado nos nossos computadores, 40 por cento é pirateado.

Desta forma, e reduzindo esse número, conclui o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica que mais de quatro mil postos de trabalho poderiam surgir, mas há mais. Como explica Ricardo Ferreira Reis, professor daquele estabelecimento de ensino, a pirataria leva a que muitos profissionais não optem pela criação de novos softwares, quando até têm novas ideias e projetos que teriam à partida sucesso.

Caso esse ‘medo’ não existisse, a criação de novas empresas poderia representar aumentos de cerca de 320 milhões de euros na receita fiscal do Governo.

Para atingir estes números, mais quatro mil empregos e mais 320 milhões de euros para o estado, a Católica conclui que apenas era necessária uma redução de 25 por cento na pirataria em Portugal.

Em destaque

Subir