Categorias: Nas Notícias

Estudo: Fumar ao acordar aumenta riscos de sofrer cancro da boca e do pulmão

De acordo com um estudo norte-americano, fumar logo após ao acordar pode aumentar as hipóteses de padecer de cancro da boca e do pulmão. Na prevenção destes cancros, a hora do primeiro cigarro pode ser mais importante do que a quantidade de cigarros fumados por dia.

A hora em que se começa a fumar tem relevância nas probabilidades dos fumadores poderem padecer de cancro da boca e do pulmão, indica uma pesquisa com selo norte-americano, realizada na Universidade do Estado da Pensilvânia.

Quanto mais cedo se fuma o primeiro cigarro do dia, maiores serão os níveis de uma substância associada àqueles tipos de cancro e, logo, maiores são as hipóteses de sofrer da doença.

Graças a esta pesquisa, foi possível detetar níveis superiores dessa substância (um composto cancerígeno do cigarro chamado NNAL) nos fumadores que começavam a fumar de manhã. Se os fumadores atrasarem o primeiro cigarro do dia cerca de meia hora, ficam menos expostos a essa substância, indica este estudo, que mereceu honras de publicação na publicação Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Neste estudo foram 1945 fumadores, sendo que 32 por cento fumavam o primeiro cigarro até cinco minutos depois de acordar; 31 por cento faziam-no num período entre seis e 30 minutos; 18 por cento entre 30 minutos e uma hora; e os restantes uma hora depois de acordar.

“Os níveis de NNAL foram maiores entre as pessoas que fumavam até cinco minutos depois de acordar, independentemente da quantidade de cigarros que fumavam por dia”, adianta Steven Branstetter, investigador e coordenador da pesquisa.

A razão para esta aparente incongruência prende-se com o facto de “o fumo do primeiro cigarro logo depois de acordar ser inalado de forma mais profunda”, o que aumenta as probabilidades de padecer de cancros da boca e do pulmão.

Outra investigação recente, com selo das universidades de Cambridge e Oxford e do King’s College, de Londres, concluiu que deixar de fumar traz um benefício inesperado: provoca uma redução da ansiedade.

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 28 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 28 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

28 de junho, morre Terry Fox, herói no Canadá e ativista contra o cancro

Chama-se Terry Fox e ficou célebre pela sua perseverança. Perdeu uma perna devido a um…

há % dias

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias