Nas Notícias

Estudo do Parkinson e do Alzheimer ‘rende’ bolsa de 1,2 milhões de euros à UBI

Uma bolsa comunitária de 1,2 milhões de euros foi atribuída ao Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) para investigação das doenças de Parkinson e Alzheimer e dos acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O projeto, intitulado ‘ICON – Desafios interdisciplinares em neurodegeneração’, tem como objetivo identificar os fatores de risco dessas doenças, assim como a deteção precoce, a avaliação da progressão e o desenvolvimento de tratamentos inovadores, segundo um comunicado da UBI.

O financiamento comunitário, até 2020, serve para os cientistas estudarem novos indicadores de risco metabólicos, imunológicos e genéticos das doenças neurodegenerativas e tentarem perceber a influência ambiental nestas doenças.

O trabalho vai abranger ainda as funções cerebrais, nomeadamente na regulação da função vascular, proteção e administração de nutrientes e medicamentos, sendo a descoberta de novos fármacos para tratamentos outro dos objetivos previstos.

Ignacio Verde, investigador do CICS e docente da Faculdade de Ciências da Saúde, lidera o estudo, que tem como coordenadores sete investigadores também ligados ao CICS.

“Espera-se que os resultados obtidos pelo ICON resultem num forte impacto socioeconómico, dada a elevada prevalência daquelas doenças”, refere ainda a nota da UBI.

Em destaque

Subir