Economia

Estudo da OCDE põe Portugal a crescer mais do que a Alemanha, a uma média de 1,4 por cento ao ano

dinheiroEstudo da OCDE coloca economia portuguesa a crescer a uma média de 1,4 por cento ao ano, até 2060, número superior a economias como a da Alemanha e a do Japão. O relatório ‘Looking to 2060’, que analisa o crescimento económico a longo prazo, prevê que Grécia e Itália acompanhem Portugal.

De acordo com o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que analisa as perspetivas de crescimento dos países nas próximas décadas, até 2060, Portugal e a Grécia conseguirão crescer mais do que grandes potências económicas, como a Alemanha ou o Japão.

Em média, Portugal deve registar um crescimento de 1,4 por cento do Produto Interno Bruto por ano, segundo prevê o ‘Looking to 2060: Long-Term Global Growth Prospect’ [Olhando para 2060: Perspetivas de Crescimento Global a Longo Prazo]. Grécia e Áustria deverão ter um crescimento económico médio semelhante ao português.

Em comparação com a Alemanha, verifica-se que Portugal conseguirá melhor desempenho, já que o ‘motor’ da Europa não conseguirá crescer mais do que 1,1 por cento do PIB ao ano.

Também o Luxemburgo se queda pela mesma percentagem, enquanto o Japão se fica pelos 1,3 pontos percentuais. Outro país em crise, a Espanha, crescerá 1,7 por cento, segundo antevê a OCDE neste estudo.

Portugal, Grécia e Itália, no entanto, manterão até 2060 níveis elevados no que diz respeito ao desequilíbrio das contas públicas. O défice destes países deve atingir um mínimo de 10 por cento do PIB e um máximo de 15 pontos percentuais, nas próximas décadas, até 2060.

A OCDE associa um desequilíbrio das contas de alguns países ao envelhecimento da população, realidade que vai agravar-se nas próximas décadas, de acordo com o relatório deste estudo.

Em destaque

Subir