Nas Notícias

Estudo: Contato com a natureza previne alergias e asma

campoCom as populações cada vez mais a deslocarem-se de zonas rurais para centros urbanos, a taxa de incidência de alergias e asma tem aumentado exponencialmente. Um estudo finlandês conclui que o contato com a natureza pode ser saudável e previne o aparecimento de doenças respiratórias, justificando ainda que os micróbios das zonas rurais são mais benéficos para a prevenção dessas mesmas patologias.

Um estudo de investigadores finlandeses, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, aponta que bactérias de ambientes naturais são mais benéficas do que aquelas que se encontram em zonas urbanas, sendo essenciais para o desenvolvimento do sistema imunológico.

Ilkka Hanski,da Universidade de Helsínquia, e um dos autores do estudo, afirma que os “micróbios existem em toda a parte, inclusive em áreas urbanas, mas os micróbios de ambientes naturais são mais benéficos para nós”.

O estudo é baseado em amostras de pele de 118 adolescentes finlandeses e mostrou que aqueles que vivem em quintas ou perto de bosques tinham maior diversidade de bactérias no organismo e eram menos sensíveis a alergias.

Estes micro-organismos, segundo Ikka Hanski, são fundamentais uma vez que  ajudam a formar uma camada de micróbios protetores, denominada por microbiota, que facilitam o desenvolvimento e manutenção do sistema imunológico.

No campo oposto, o ‘mundo urbano’, as bactérias são mais maléficas, mas é incontornável face ao crescente desenvolvimento global. No entanto, é possível minimizar essa incidência através da criação de espaços verdes em zonas urbanas.

“Além de preservar áreas naturais fora de áreas urbanas, acho que é importante fazer um planeamento de cidades que inclua espaços verdes”, afirmou o autor do estudo.

Em destaque

Subir