Nas Notícias

Estudo: Compras, o elixir da juventude

Segundo um estudo de cientistas de Taiwan, fazer compras diariamente traz benefícios para a saúde e pode ser mais vantajoso do que um dia de ginásio. O consumismo é o elixir da juventude.

O estudo foi realizado no Instituto Nacional de Pesquisas de Saúde, em Zhunan, Taiwan, e contou com a análise ao comportamento de 1980 indivíduos, todos com idades iguais ou superiores a 65 anos.

O mais curioso nesta investigação é o facto de serem os homens quem retira maior vantagem do consumismo. Normalmente associadas ao abuso deste hábito social, as mulheres, aparentemente, são as menos beneficiadas.

A pesquisa – coordenada por Yu-Hung Chang – consistiu numa análise ao registo nacional de mortos, entre os anos de 1999 e 2008. Os hábitos desses indivíduos em vida foram comparados e concluiu-se que quem comprou mais viveu mais tempo, mesmo aqueles que enfrentaram problemas de saúde.

Os homens mais consumistas registaram maior longevidade, quantificada numa percentagem que ronda os 28 por cento, relativamente àqueles que não entravam, por regra, nos centros comerciais. Nas mulheres, verifica-se o fenómeno idêntico, mas com uma percentagem ligeiramente inferior: 23 pontos percentuais.

No entanto, este consumismo poderá estar relacionado com a qualidade da alimentação e a adoção de hábitos de saúde com regras. Comprar menos pode significar pior alimentação, o que se reflete diretamente na saúde.

Por outro lado, o hábito de comprar implica exercício físico e pode refletir uma realidade: quem não faz compras é mais sedentário do que quem o faz. Certo é que os dados da pesquisa não causam dúvidas: quem comprou mais viveu mais tempo.

Em destaque

Subir