Nas Notícias

Este estudo sobre chocolate interessa. Mas leia até ao fim

comida_chocolate_2

Um estudo de investigadores de Aberdeen associa o consumo de chocolate a uma menor incidência de doenças cardiovasculares. E se a amostra é ampla (25 mil pessoas), não deixa de ser sublinhado que as pessoas mais protegidas eram as mais jovens e aquelas que praticavam mais desporto. O estudo mereceu honras de publicação da Heart. Apesar de tudo. É melhor ler até ao fim.

Gosta de chocolate, certo? Pois saiba que o consumo deste produto pode trazer benefícios para a saúde, no que diz respeito à prevenção de doenças cardiovasculares. Mas deve este estudo ignorar um detalhe?

A conclusão resulta de um trabalho de uma equipa de investigadores britânica, que avaliou a ligação entre o consumo do chocolate e a saúde cardiovascular de um grupo de 25 mil pessoas – homens e mulheres de Norfolk, na Inglaterra, que nos últimos 10 anos colocaram o chocolate na sua dieta, de forma naturalmente regrada.

Os autores do estudo investigaram as quantidades de chocolate consumido durante aquele período e fizeram uma associação à saúde cardiovascular, avaliando níveis de colesterol, casos de acidente vascular cerebral (AVC), ou outros problemas do foro cardíaco.

As conclusões da pesquisa – publicada na revista britânica Heart, que se dedica a problemas do coração – apontam no sentido de uma associação entre o consumo de chocolate e a menor incidência daqueles problemas cardiovasculares e o combate às suas causas.

Os investigadores estimam que 100 gramas de chocolate por dia protegem o coração e combatem o AVC.

Comer chocolate pode contribuir para uma diminuição do risco de padecer de problemas cardiovasculares. Mas…

Mas este estudo destaca outro dado muito relevante: os participantes na pesquisa que consumiam maiores quantidades de chocolate eram mais jovens, praticavam mais desporto e tinham um estilo de vida saudável.

Ora, onde encaixar o ‘mérito’ do chocolate neste combate às doenças cardiovasculares? Praticar desporto combate-as, ter um estilo de vida saudável também.

“Apesar de tudo, os elementos acumulados registados neste estudo sugerem que um elevado consumo de chocolate poderá estar associado a benefícios cardiovasculares”, insistem os investigadores, citados pela Lusa.

A fazer valer o seu ponto de vista está o facto de outros estudos apontarem no mesmo benefício do chocolate.

 

Em destaque

Subir