Gigante norte-americana tem na estrada vários protótipos em testes, há cerca de três anos, e concluiu já que os humanos não fazem melhor que os computadores. Principais diferenças estão na aceleração e na travagem.
A Google continua a revelar detalhes sobre um dos seus maiores projetos para o futuro da humanidade.
Carros autónomos, que conduzem sem qualquer tipo de ajuda de um humano, andam pelas estradas norte-americanas há três anos. O governo autorizou a gigante da Internet a colocar os veículos em testes no estado do Nevada, conhecido pelos desertos e pelas estradas com retas que não parecem ter fim.
A Google foi desenvolvendo o projeto e efetuou já um teste arriscado, colocando um homem cego dentro do veículo autónomo (veja em baixo o vídeo).
Ainda não se sabe quando este tipo de tecnologia estará disponível para comercialização. Contudo, a Google vai relevando algumas conclusões interessantes.
Segundo a companhia, que publicou recentemente estudos sobre a eficiência dos seus carros autónomos, estes conduzem melhor que os próprios humanos.
A empresa assegura que os veículos aceleram e travam de uma forma mais suave. Nos testes feitos com humanos ao volante, notou-se que em situações de emergência ocorrem muitas vezes precipitações por parte do humano, algo que não acontece a um computador.
“Evitamos colisões num espaço de tempo menor”, afirma Chris Urmson, um dos responsáveis pelo projeto da Google.
Veja de seguida o vídeo do teste feito pela Google com um homem cego ao volante:
https://www.youtube.com/watch?v=cdgQpa1pUUE
Veja ainda outro vídeo de um carro autónomo a circular num parque numa velocidade considerável:
https://www.youtube.com/watch?v=YaGJ6nH36uI