País

As cáries dentárias são a doença mais comum das não contagiosas

A Mundo a Sorrir divulgou um estudo, feito pela Organização Mundial de Saúde, que indica qual a doença não contagiosa mais comum no mundo: as cáries dentárias. A nível mundial, afeta a quase totalidade dos adultos, enquanto nas crianças tem uma prevalência entre os 60 e 90 por cento.

De acordo com o mesmo estudo, dado a conhecer entre nós pela organização não governamental (ONG), 30 por cento dos adultos entre os 65 e os 74 anos já nem sequer tem os dentes naturais.

Miguel Pavão, médico dentista e fundador da Mundo a Sorrir, explicou que os principais fatores de risco para o desenvolvimento das cáries dentárias ou de doenças orais são “uma dieta pouco saudável, o tabagismo, o abuso do álcool e uma fraca higiene oral, bem como desigualdades sociais ou outros determinantes”.

“A boa notícia e o lado optimista é que cáries dentárias ou outras patologias orais podem ser prevenidas de forma simples e pouco dispendiosa”, complementou: “A escovagem dentária com pastas fluoretadas é a forma mais eficaz e económica de prevenir a cárie dentária, mas para tal é preciso que os cuidados de saúde oral cheguem a todas as pessoas, o que ainda está longe de acontecer”.

“Acima de tudo, é necessária uma educação para a promoção dos estilos de vida saudáveis e para a promoção da saúde”, insistiu Miguel Pavão: “Nos países desenvolvidos, ainda está quase tudo por fazer no campo da prevenção da doença. Em Portugal, só nas últimas décadas é que se começou a despertar para os problemas orais como uma questão de saúde pública e todos os programas são ainda escassos para as necessidades”.

“Nos países subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento, agrava-se o cenário por se confrontarem com o aparecimento quase explosivo de patologias orais, como a cárie dentária. Esse aumento deriva das alterações de hábitos de consumo e acesso à industrialização, sem que exista uma compensação através de políticas de saúde ou porque os sistemas de saúde são débeis, e não permitem a atenuação desta tendência evolutiva e recente”, referiu ainda o dentista.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias