Nas Notícias

Estudo: Biberão aumenta risco de obesidade infantil

Segundo um estudo realizado na universidade de Temple e Ohio, nos Estados Unidos, o biberão aumenta os riscos de obesidade infantil em cerca de 30 por cento, quando utilizado em crianças com mais de um ano de idade.  Apenas 25 mililitros de leite constituem 12 por cento do total de calorias necessárias por dia.

Este risco está associado a um aumento de calorias na criança, sobretudo nos casos em que o biberão é utilizado para induzir o sono, como substituição de chupeta. Este acréscimo de calorias favorece o desenvolvimento de obesidade.

No entanto, os autores da pesquisa ressalvam que não estão em causa os efeitos benéficos do leite: apenas a sua utilização desadequada, que altera o metabolismo das crianças e as suas necessidades calóricas.

Os autores do estudo (publicado no Journal of Pediatrics) sublinham dados como a necessidade de calorias diárias de um bebé. Apenas 25 mililitros de leite – uma quantidade reduzida – constituem 12 por cento dessas necessidades, o que representa uma percentagem elevada.

Dados relativos aos EUA indicam que 17 por cento das crianças com cinco anos são obesas, sendo que 22 por cento usava biberão até aos dois anos, além de que 19 por cento tinha esse hábito, antes de dormir. Todas as outras recebiam o biberão durante o dia.

Numa comparação entre os bebés utilizaram o biberão até um e dois anos de idade, verifica-se que os primeiros (17 por cento) têm uma prevalência de obesidade infantil inferior aos segundos (23 por cento).

O biberão deve, por isso, ser eliminado dos hábitos alimentares no final do primeiro ano de vida. O leite materno é a melhor proteção para a obesidade infantil.

Em destaque

Subir