Mundo

Estudo alerta: Cuidado com as tintas das tatuagens

Um estudo realizado por investigadores franceses e alemães chegou à conclusão que a tinta usada nas tatuagens pode ser prejudicial à saúde, nomeadamente à realização de exames de diagnóstico para deteção do cancro.

De acordo com uma investigação divulgada pelo Scientific Reports, “os elementos que compõem as tintas usadas nas tatuagens viajam pelo corpo na forma de micro e nanopartículas, chegando aos nódulos linfáticos”.

“Quando uma pessoa quer fazer uma tatuagem, frequentemente é muito cuidadosa ao escolher um estúdio onde usem agulhas descartáveis novas”, diz Hiram Castillo, cientista da European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) e um dos autores do estudo.

“Ninguém se preocupa em analisar a composição das cores, mas o nosso estudo mostra que talvez isso também deva ser feito”, explicou, alertando para a necessidade de cuidados com eventuais impurezas tóxicas que circulam pelo corpo, nomeadamente conservantes e outros contaminantes como níquel, cromo, manganês ou cobalto.

Investigadores do Instituto Alemão de Avaliação de Riscos, da Universidade Ludwig-Maximilians e da instituição Physikalisch-Technische Bundesanstalt, quiseram perceber a circulação de algumas destas substâncias no corpo.

“Já sabíamos que os pigmentos das tatuagens chegam aos nódulos linfáticos por causa das evidências visuais: os nódulos ficam marcados com as cores das tatuagens”, disse Bernhard Hesse, outro cientista da ESRF e co-autor do estudo.

“Esta é a resposta do corpo à limpeza do local da tatuagem. Mas o que não sabíamos é que estes pigmentos viajam numa forma nanométrica, o que implica que talvez não tenham o mesmo comportamento de partículas no nível micrométrico. E isso é um problema: não sabemos como estas partículas agem”, acrescentou.

Deste modo, os investigadores pretendem continuar a estudar esta realidade para tentar chegar a mais resultados e continuar a perceber efeitos das tatuagens.

Em destaque

Subir