Insólito

Estudo: Álcool pode ajudar na criatividade

alcool_1Uma equipa de investigadores da Universidade de Illinois decidiu avançar com um conjunto de testes. Os resultados revelam que as pessoas podem ficar mais criativas depois da ingestão de bebidas alcoólicas.

O álcool é muitas vezes olhado como uma forma de desinibição perante situações de stress. Agora, um estudo realizado nos Estados Unidos ajuda a comprovar que, em determinadas situações, pode até ser útil no que toca à criatividade.

A investigação partiu da Universidade do Illinois e englobou um total de 40 homens, com idades entre os 20 e os 30 anos.

Os testes realizados eram simples. A 20 foi dado uma bolacha juntamente com uma bebida alcoólica que continha vodka e sumo. No total, as duas dezenas de homens ingeriram cerca de um litro de bebida com álcool.

Aos restantes 20 não foi dado absolutamente nada.

O primeiro teste consistiu em acrescentar uma palavra complementar a um conjunto de três. O objetivo era que a quarta fizesse sentido perante as restantes.

Os resultados são claros. Os homens que ingeriram bebidas alcoólicas foram melhores na escolha da palavra, cerca de 40 por cento, em relação aos que não beberam, e demoraram menos tempo para a achar, 12 para 15 segundos.

Segundo os especialistas, estes resultados comprovam que muitas vezes a ingestão de álcool, embora logicamente de forma moderada, pode aumentar a capacidade criativa da pessoa. A principal razão está no facto do álcool diminuir a capacidade de memória instantânea, ou seja, pensamos menos em algo fútil, damos menos atenção ao que não interessa, e concentramos os processos do cérebro no lado criativo.

Um estudo recente revela que Portugal é um dos países onde mais se consome álcool. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir