Tecnologia

Estudo: 82 por cento dos portugueses querem automóveis elétricos

a1_clubsport_quattroOs portugueses estão entre os europeus mais entusiastas com a chegada dos veículos elétricos, revela a sexta edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem. Apenas 12 por cento declara que não tem interesse num veículo totalmente elétrico.

Num contexto de crise, o poder de compra revela-se uma grande preocupação para os europeus. As despesas ligadas aos transportes pesam cada vez mais no orçamento das famílias. Um veículo é muitas vezes considerado como um luxo insignificante e a prova desse facto está no sucesso obtido pelos veículos de baixo preço.

Será que o argumento ecológico e a novidade tecnológica são suficientes para cativar o interesse dos europeus para o veículo elétrico? O Observador Cetelem analisou estas questões e chegou à conclusão que sim, sobretudo, pelas vantagens ecológicas e económicas (70 e 53 por cento respetivamente). Em menor escala, os europeus valorizam a imagem de modernidade (29 pontos percentuais) e elogiam o fato de ser silencioso (19 por cento).

Novidade, nesta sexta edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem, é o facto do perímetro do estudo ter sido alargado a dez países. Pela primeira vez, a Rússia e a Turquia integraram o estudo, juntando-se à Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal e Reino Unido.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram efetuadas em colaboração com a sociedade de estudos e consultoria BIPE. Os inquéritos no terreno foram conduzidos pela TNS Sofres, em setembro de 2011. Na totalidade foram inquiridos 6000 europeus, representativos da população total.

Em destaque

Subir