Economia

Estudo: 80 por cento das dívidas hipotecárias estão associadas à habitação

eurosO estudo desenvolvido pelo Banco de Portugal em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a situação económica familiar em 2010, indica que 80 por cento das dívidas hipotecárias estão associadas à residência principal.

Além de 80 por cento de famílias com dívidas hipotecárias associadas à aquisição de casa própria, o estudo revelou ainda que a situação económica dos agregados portugueses não é favorável. Os números remontam a 2010, sendo provável que a degradação económica das famílias se tenha agravado, de então para cá.

Analisado o tema, verificou-se que 25 por cento dos 40 por cento de famílias endividadas estão a suportar hipotecas. Já três por cento têm hipotecas sobre outros imóveis que não a residência principal. Há ainda 13 por cento que possuem empréstimos não garantidos e oito por cento de dívidas em cartões ou linhas de crédito e descobertos bancários.

O valor estimado da dívida de cada família, dentro dos 40 por cento que estão em situação de endividamento, estima-se que atinja uma média de 31,7 mil euros.

Em destaque

Subir