Nas Notícias

Estudantes pagaram em média 377 euros mensais em 2018 por quarto em Lisboa

O preço médio pago em 2018 por estudantes pelo arrendamento de quarto em casa partilhada em Lisboa subiu 8,6 por cento em relação ao ano anterior, para 377 euros mensais, revelou hoje a plataforma ‘online’ Uniplaces.

De acordo com a plataforma, o preço do arrendamento médio de um quarto privado em casa partilhada na cidade de Lisboa, a modalidade de arrendamento mais procurada pelos estudantes, “foi de 377 euros, que reflete um aumento de 8,6 por cento face ao ano anterior”.

Em Portugal, Lisboa continua a ser a cidade mais procurada pelos estudantes na plataforma, que divulga periodicamente os dados referentes ao arrendamento a estudantes também nas cidades do Porto e de Coimbra.

Cerca de 81 por cento dos estudantes que procuraram alojamento em Lisboa preferiram arrendar um quarto privado numa casa partilhada, 18 por cento optaram pelo arrendamento de uma casa completa e apenas 1 por cento escolheu uma cama em quarto partilhado.

No Porto, o valor médio de arrendamento de um quarto privado numa casa partilhada foi de 287 euros, número que se traduz num aumento de 33 euros face ao ano anterior.

“Continua a ser mais barato estudar a norte do país, pelo que a parcela de estudantes que opta pelo arrendamento de casa completa sobe para 29 por cento, com cerca de 69 por cento dos estudantes a manter a preferência pelo arrendamento de quarto privado em casa partilhada”, destacou a Uniplaces.

Coimbra representa a zona do país onde o alojamento dirigido a estudantes é mais barato.

O valor médio para o arrendamento de quarto privado em casa partilhada foi 200 euros em 2018, número que se manteve estável face aos dados do ano anterior.

A maioria dos estudantes continuou a optar por esta modalidade de arrendamento (61 por cento), com 39 por cento a optar pelo arrendamento de casa completa.

Os estudantes internacionais representaram mais de 88 por cento das reservas feitas em Portugal, percentagem que aumentou face ao ano anterior, com as nacionalidades brasileira, italiana e francesa a dominarem as reservas no país.

No último ano, foram reservadas 3,5 milhões de noites por estudantes nos vários países onde a plataforma para estudantes opera. Cada estudante ficou em média cinco meses na cidade de destino, o equivalente a um semestre.

Os números apresentados têm como base os contratos de arrendamento celebrados na plataforma e informações disponibilizadas pelos estudantes no momento das reservas, ao longo de 2018.

Os valores médios apresentados referem-se apenas ao arrendamento de quarto privado em casa partilhada, a modalidade de arrendamento mais procurada pelos estudantes.

Criada por portugueses em 2012, a plataforma de alojamento universitário Uniplaces permite aos proprietários e senhorios a rentabilização dos imóveis junto do mercado de arrendamento universitário em várias cidades universitárias da Europa.

Em destaque

Subir