TV

Estudantes do IPS tentam 300 quilómetros só com um litro de gasolina, em Roterdão

Os alunos do Instituto Politécnico de Setúbal voltam a competir na Shell Eco-marathon, uma prova de eficiência energética em Roterdão, na Holanda. Os estudantes querem fazer 300 quilómetros com apenas um litro de gasolina. Fizeram 224 no ano passado, muito longe dos 3000 do vencedor.

Arranca hoje em Roterdão, na Holanda, a Shell Eco-marathon, uma prova de eficiência energética na estrada e que tem no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) a única equipa portuguesa.

Os estudantes sadinos regressam à competição depois de, no ano passado, terem concebido um carro que circulou 224 quilómetros com apenas um litro de gasolina. Nessa prova, o projeto vencedor percorreu 3000 quilómetros.

Para este ano, os alunos do IPS apostam em percorrer 300 quilómetros, uma vez que “aplicaram os conhecimentos adquiridos na promoção e melhoria de um protótipo para a categoria dos veículos a gasolina”.

A explicação foi avançada por João Gomes, estudante da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), o porta-voz de uma equipa formada por 12 estudantes que frequentam os cursos de engenharia mecânica, engenharia informática e engenharia do ambiente da ESTSetúbal/IPS e de comunicação social da Escola Superior de Educação (ESE/IPS).

Na Shell Eco-marathon, patrocinada pela gasolineira, as equipas são desafiadas a superar continuamente os limites da eficiência energética na estrada, nomeadamente através da redução do consumo de combustível e do desenvolvimento de veículos de baixo peso.

O carro do IPS foi desenvolvido pelos estudantes sob a coordenação de docentes da ESTSetúbal/IPS e tiveram o apoio de Honda, CityPrint, 3M, VPelículas, Grow, Legend Bikes, SKF e Kartódromo Internacional de Palmela.

Competir numa prova destas é uma oportunidade para “aprofundar e desenvolver as nossas ‘hard skills’, os nossos conhecimentos técnicos em diversas tecnologias, materiais e componentes que ajudem a aumentar a eficiência energética num veículo”, complementou João Gomes, citado pelo Zoomonline.

A Shell Eco-marathon 2015 começa hoje, com as inspeções técnicas, estando as provas reservadas para os dias 22, 23 e 24.

 

Em destaque

Subir