Nas Notícias

Estudantes aprendem a prevenir a doença renal crónica

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai realizar várias sessões de esclarecimento sobre a doença renal crónica, durante o mês de junho, em formato online, com o objetivo de consciencializar os estudantes para a prevenção desta doença, no âmbito da campanha ‘A vitória contra a doença renal começa na prevenção’ e das comemorações do Dia da Criança, que se assinala a 1 de junho.  

As sessões de esclarecimento estão adaptadas para os alunos que se encontrem no ensino básico e secundário, e vão ser realizadas, em formato online, para as escolas de Almancil, Lisboa e Figueira da Foz. 

“Esperamos que esta iniciativa online possa contribuir de forma positiva para o programa de educação em saúde das várias escolas, bem como prevenir e reduzir a incidência da doença renal crónica. Desta forma, iremos continuar a promover diversas ações de consciencialização, ministradas por médicos e enfermeiros, em escolas básicas e secundárias de norte a sul do país, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender a cuidar da saúde dos seus rins”, explica Jaime Tavares, presidente da ANADIAL. 

A campanha ‘A vitória contra a doença renal começa na prevenção’ conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação. 

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins.

Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia).  

Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença. 

Em destaque

Subir