Tecnologia

Foi picado por abelhas no corpo inteiro para saber onde dói mais e dá-nos a resposta

estudante abelhaestudo abelhas corpoJovem estudante britânico foi picado 190 vezes por abelhas, em diferentes partes do corpo, numa experiência para determinar qual a parte do corpo mais suscetível à dor. Michael Smith, aluno da Cornell University, em Nova Iorque (EUA), desenvolvia uma tese de doutoramento e transformou-se numa espécie de rato de laboratório. Saiba a resposta.

Michael Smith, estudante inglês de PhD, foi picado 190 vezes por abelhas, em diversas partes do corpo, numa experiência que tinha como objetivo determinar qual a parte do corpo mais suscetível à dor. O aluno da Cornell University, localizada em Nova Iorque (EUA), desenvolvia uma tese de doutoramento sobre abelhas e transformou-se numa espécie de rato de laboratório.

Um aluno britânico de PhD (o título académico mais elevado) decidiu levar ao extremo o seu empenho numa pesquisa sobre picadas de abelhas, parte de uma tese de doutoramento que concluiu para a universidade.

Assim, para verificar qual é a parte do corpo mais suscetível à dor de uma picada de abelha, disponibilizou-se para ser picado por 190 vezes. E a resposta que encontrou foi positiva: sim, as picadas das abelhas doem mais em algumas partes do corpo, tese que parecia óbvia, mas que acaba de ser provada.

O estudo de Michael L. Smith sobre as abelhas, na universidade, teve origem quando uma entrou por debaixo da roupa e o picou numa zona mais sensível. A dor que sentiu foi extrema, daí que tenha decidido verificar quais as zonas corporais onde a sensação é mais desagradável.

Desse modo, como relata em declarações à radio 5 Live, da BBC, Michael L. Smith escolheu 25 partes do corpo distintas e ‘forçou’ as picadas das abelhas nessas regiões. Ao todo, foi submetido a 190 picadas, todas elas dolorosas, umas mais do que outras.

Como é óbvio, as partes íntimas não ficaram fora do território permitido aos voadores. Mas, curiosamente, essas não são as mais dolorosas. A zona que Smith não permitiria que uma abelha lhe picasse seria, definitivamente, o interior do nariz. É a que mais dor provoca. O lábio superior é a segunda mais dolorosa e o top-três encerra-se com o pénis.

Michael L. Smith estabeleceu uma tabela onde definiu a intensidade da dor, onde 1 era uma dor ligeira e 10 era uma dor muito forte. O estudante não recomenda a ninguém fazer a experiência. E explica porquê. “Quando se é picado na narina, todo o corpo reage… É mesmo muito doloroso”, diz.

Para que conste, as partes onde a dor é mais ligeira são as mais sólidas, como o crânio.

Mas não só. A ponta do dedo grande do pé também não dói muito, assim como a zona do braço onde normalmente são dadas as vacinas.

O estudante universitário conta como conseguiu provocar as picadas. “Pegava sempre nas abelhas pelas asas e punha-as na zona onde queria ser picado. Em poucos segundos sentia a picada da abelha. Dispensei a complexidade da ciência, que foi desnecessária… Para que uma abelha pique, basta que a provoque…”, conta Michael.

 

Em destaque

Subir