Nas Notícias

Estrume de vaca contém bactérias perigosas para os seres humanos

vacas 1vacas 600 estercoO estrume das vacas contém bactérias que são resistentes aos antibióticos. Usado como fertilizante em produtos consumidos pelo ser humano, o estrume é um verdadeiro um reservatório de micro-organismos perigosos, adianta um estudo publicado na mBio, revista da Sociedade de Microbiologia dos EUA.

O estrume das vacas é usado como fertilizante de produtos que o Homem consome. No entanto, segundo um estudo norte-americano citado pela agência France-Presse, é um autêntico reservatório de bactérias potencialmente perigosas e que são resistentes a antibióticos.

O esterco guarda novos genes de bactérias, que se desenvolvem nos intestinos das vacas, colocando a saúde humana em risco, de acordo com aquela pesquisa da Sociedade de Microbiologia dos Estados Unidos.

Esses novos genes podem constituir uma ameaça, uma vez que poderão ser transferidos, através das bactérias, para os legumes que o ser humano consome.

A pesquisa já permitiu identificar “milhares de genes resistentes a antibióticos”, segundo adianta a AFP, que cita o trabalho de pesquisa.

“Na medida em que existe um vínculo entre os genes resistentes a antibióticos, as bactérias que se propagam no ambiente e as bactérias que crescem no meio hospitalar, tentamos conhecer quais tipos de agentes patogénicos confluíam através do esterco usado como fertilizante”, revela a coautora do estudo Fabienne Wichmann, investigadora da Universidade de Yale, no Connecticut.

Segundo os cientistas, há riscos reais de transmissão destas bactérias para o ser humano. Algumas pesquisas comprovaram a existência de bactérias transmitidas diretamente do gado para os humanos, apenas em resultado de um simples contacto entre os animais e os seus tratadores.

Em destaque

Subir