Insólito

Vídeo: Estrela de Hollywood foi herói real no 11 de Setembro

Mais conhecido pelos papéis que interpreta, Steve Buscemi foi um herói na vida real aquando do atentado que mudou o mundo: o 11 de Setembro de 2001.

Faz hoje 15 anos que o protagonista da série ‘Boardwalk Empire’, e que tem no currículo participações em filmes de culto como ‘Pulp Fiction’, ‘Fargo’ e ‘O Grande Lebowski’, trocou o glamour de Hollywood pelo horror do ‘ground zero’, em Nova Iorque.

Com ascendentes italianos, Steve Buscemi foi bombeiro antes de ser ator. Entre 1980 e 1985, o Enoch ‘Nucky’ Thompson de ‘Boardwalk Empire’ foi um dos elementos da Engine 55, uma das companhias dos bombeiros de Nova Iorque (FDNY).

Em 2001, quando o terror derrubou as Torres Gémeas, a Engine 55 foi chamada a socorrer no ‘ground zero’. Para surpresa de muitos (mas não dos colegas), uma celebridade vestiu o fato de bombeiro e arregaçou as mangas para ajudar a procurar sobreviventes: Steve Buscemi.

“Não houve qualquer entrevista e há poucas fotos porque ele recusou. Ele não foi lá por causa da publicidade”, explicava, em 2003, um artigo da Irmandade do Fogo, um grupo de bombeiros no Facebook.

Nos destroços do World Trade Center, entre sobreviventes, cadáveres e pedaços de corpos mutilados, Steve Buscemi começou a idealizar ‘A good job: Stories of the FDNY’, o documentário de 2014 que mostra o interior dos bombeiros de Nova Iorque e as personalidades heróicas dos que servem a comunidade.

Em destaque

Subir