Cultura

Estreia hoje: ‘Linha Vermelha’ marca um período conturbado da sociedade portuguesa

linhavermelha-filmeEstreia esta quinta-feira filme ‘Linha Vermelha’, do realizador José Filipe Costa, um documentário sobre ‘Torre Bela’, que arrecadou o prémio de Longa Metragem Nacional do IndieLisboa 2011. O filme será apresentado em 15 cidades portuguesas, entre as quais Lisboa, Porto e Coimbra, inclusive haverá debates após a primeira sessão, no Cinema City Classic Alvalade.

A história de ‘Linha Vermelha’ passa-se no Ribatejo, em 1975, por alturas do PREC (Período Revolucionário em Curso), após a ocupação de uma grande herdade, pertencente aos duques de Lafões, e é baseada no documentário ‘Torre Bela’ do alemão Thomas Harlan.

José Filipe Costa foi ao encontro do realizador e dos protagonistas da ocupação popular, para entender “um documento fortíssimo” e o envolvimento de Thomas Harlan, que “acreditava na iniciativa do poder popular”, disse à Lusa o realizador português.

Trata-se de uma produção que trará à memória de quem atravessou aquela época pós 25 de abril e servirá para mostrar às gerações mais novas um período de grandes mudanças na sociedade portuguesa.

Em destaque

Subir