Cultura

Estreia em Portugal: Obra de Picasso para venda no Porto

picasso no portoPela primeira vez, uma obra da autoria de Pablo Picasso vai ser vendida em Portugal. A galeria P55, no Porto, tem o desenho do artista espanhol em exposição e marcou o leilão para dia 6 de outubro. “Vai ser bastante concorrido”, antecipa Aníbal Pinto Faria.

Nunca uma obra de Pablo Picasso, um dos mais famosos e influentes artistas do século XX, estivera à venda em Portugal. E assim vai ser até ao próximo dia 6 de outubro…

Na galeria P55, no Porto, encontra-se desde hoje em exposição o desenho que o pintor espanhol fez para Jacques Baschet, o autor de ‘Pour une Renaissance de La Peinture Française’.

A obra está assinada por Picasso, que incluiu uma dedicatória ao clínico, e datada de 1966, altura em que Baschet era o médico do artista espanhol.

O desenho vai ser leiloado a 6 de outubro e Aníbal Pinto Faria, o administrador da galeria, acredita que o evento “será muito concorrido”.

“Apesar de ser um negócio que é 75 por cento feito por investimento estrangeiro, a procura de arte em Portugal está a aumentar porque os portugueses sentem que aqui há um investimento seguro e palpável”, salientou o gestor da P55.

Destacando a “honra” que é “receber uma peça destas”, Aníbal Pinto Faria acrescentou que o investimento em arte acaba por ser mais seguro do que nas praças financeiras, aludindo a alguns escândalos recentes.

Uma obra de Picasso “é obviamente diferente da imaterialidade de uma ação e de um investimento em bolsa, potenciado pela desconfiança gerada pelos recentes casos conhecidos no sector financeiro em Portugal”, argumentou.

Na P55 já foram vendidas obras de artistas como Salvador Dalí, Marc Chagall, Miró, Almada Negreiros, Paula Rego e Júlio Resende.

Em destaque

Subir