Tecnologia

Estratégia da Microsoft em desenvolver apps para iOS e Android tem uma lógica

windows_10_lite_tiles_interativas

A Microsoft tem adotado uma estratégia para o seu ecossistema que parece levar alguns fãs, principalmente do Windows Phone, a questionar as opções da marca. Em causa está o fraco crescimento da plataforma móvel da Microsoft e a forma como esta olha para os seus concorrentes.

O Windows Phone (Windows 10 Mobile) e os Lumias que o suportam, voltaram a ter um desempenho em vendas muito abaixo do que seria esperado para esta altura. Apesar disso, a Microsoft parece ter uma estratégia muito bem definida o que faz com que a marca de Redmond não se assuste muito com os números da Linha Lumia.

Tanto utilizadores do iOS como do Android já reparam que o portfólio de aplicações Microsoft nas respetivas lojas de apps é cada vez maior. Ora, essa é precisamente a estratégia da Microsoft. A marca liderada por Satya Nadella pretende ter o seu próprio ecossistema dentro de todos os sistemas no mercado, Windows, Android e iOS.

A ideia é simples. Primeiro, obter receita dentro das plataformas já bem implementadas no mercado, como é o caso da Apple e da Google, com iOS e Android, respetivamente. Com isto, a marca de Redmond consegue ter o melhor do seu portfólio de produtividade dentro das plataformas concorrentes.

Outro ponto interessante é o facto de isto não obrigar os utilizadores a ficar presos ao Windows ou a ter de mudar entre plataformas. Com o OneDrive, Office 365, Outlook entre outras aplicações Microsoft é possível manter tudo sincronizado, mesmo com telefones e computadores equipados com sistemas operativos diferentes.

Se os utilizadores do Windows 10 Mobile se mostram desagradados pela falta de apps na store do Windows e pelo facto de a marca não dar resposta a isso, a verdade é que esta estratégia da Microsoft faz todo o sentido e não prende a marca unicamente às receitas do Windows e Office provenientes da sua própria plataforma, alargando-a a todos os seus concorrentes.

Em destaque

Subir