Nas Notícias

Estranha nuvem esférica aparece no céu do Japão

As fotos estranhas de uma nuvem esférica pairando sobre a cidade de Fujisawa, a sul de Tóquio, no Japão, tornaram-se virais na internet.

Segundo o fotógrafo, a nuvem começou a perder a sua forma assim que foi registada, tendo desaparecido rapidamente no céu. “Quando olhei para fora da janela do carro, vi uma nuvem redonda em forma de bola e corri para tirar a foto”, disse o autor da fotografia à fonte de notícias japonesa Rocket News 24.

Esta não é a primeira vez que uma nuvem deste tipo é vista, apesar de as fotos tiradas não terem sido verificadas independentemente.

Há quem sugira que a nuvem esférica de Fujisawa é uma nuvem rolo, um tipo raro de formação baixa e horizontal, que geralmente aparece como resultado de frentes frias, estando associada a trovoadas.
No entanto, e para complicar tudo, uma foto diferente, que o autor clama ser da mesma nuvem, mostra que ela não é assim tão redonda de outra perspetiva.

O cientista atmosférico Todd Lane, da Universidade de Melbourne, na Austrália, afirmou ao portal ScienceAlert que, embora não possa verificar a origem das imagens ou se ambas são da mesma nuvem, parece ser o caso de que tal nuvem seja redonda apenas quando vista de um determinado ângulo.

“Ou seja, o fotógrafo teve a sorte de estar no lugar certo para capturar uma imagem interessante do que é provavelmente uma nuvem desinteressante. Parece-me ser uma cumulus fractus”, explica Todd.

As nuvens cumulus fractus são nuvens baixas e fragmentárias, que se descolam das bordas de nuvens maiores por ventos fortes.

Isso significa que muitas vezes parecem “esticadas”, como num tubo.

Em destaque

Subir