Economia

Estivadores em greve contribuem para a queda de 6,5 por cento das exportações em setembro

contentoresÉ a primeira vez que as exportações caem este ano (menos 6,5 por cento em setembro) e os principais responsáveis são os estivadores, segundo o INE. As greves nos portos levaram a uma redução de 17 por cento, em relação a agosto, no comércio com países não comunitários.

As exportações caíram em setembro, pela primeira vez este ano: menos 6,5 por cento, quando comparado com o mesmo mês de 2011, de acordo com o o Instituto Nacional de Estatística (INE). O registo notou-se no comércio com os restantes membros da União Europeia, cujo mercado único tem dado sinais de contração, e em especial nas vendas para países não comunitários.

A responsabilidade é atribuída pelo INE à “paralisação de alguns portos nacionais”, provocada pelas greves dos estivadores. É que, de acordo com o instituto, cerca de 80 por cento do comércio com países não comunitários é feito por via marítima, tendo-se registado uma queda de 17 por cento nas exportações em relação ao mês de agosto.

Já nas vendas para o mercado comunitário houve uma queda de 8,3 por cento em relação a setembro de 2011, mas uma subida de 19,6 por cento quanto a agosto. No acumulado do terceiro trimestre, realça o INE, Portugal vendeu mais 477 milhões de euros do que em julho, agosto e setembro do ano passado. Este crescimento foi sobretudo sustentado pelo transporte rodoviário, que subiu 15,2 por cento, enquanto o trânsito com países não comunitários caiu 7,7 por cento.

Uma boa notícia é que, também pela “paralisação de alguns portos nacionais”, as importações desceram 8,4 por cento em setembro, na comparação mensal. Aliás, ao longo de todo o ano tem-se assistido a um alívio da balança comercial, cujo défice entre janeiro e setembro foi reduzido em 4,7 mil milhões de euros.

Em destaque

Subir