Insólito

Este recluso “está literalmente a comer a prisão”

Lamont Cathey

Lamont Cathey é o recluso mais caro dos EUA. Este adolescente, detido por assaltar uma pizzaria, come tudo o que pode, desde parafusos de metal a farripas de couro. Já foi para o hospital da prisão em 24 ocasiões e a despesa em tratamentos supera o milhão de dólares.

Lamont Cathey é uma daquelas pessoas que, quando fica nervosa, tem uma vontade imparável de comer. Só que este adolescente norte-americano está preso e vai comendo o conteúdo da cela.

Quando foi detido há 16 meses, por assaltar uma pizzaria em Chicago, os serviços prisionais ficaram a saber que este adolescente de 17 anos sofria de distúrbios psicológicos.

Porém, o registo da passagem de Lamont Cathey pela prisão do condado de Cook tem sido muito mais dispendiosa do que o previsto.

O recluso come tudo o que consegue apanhar, nem que seja uma tira de couro ou um parafuso. Aliás, as peças de metal parecem ser as mais apetitosas para Cathey, que também já devorou fatias (peças) de uma câmera de vigilância.

Só que o estômago do recluso não está preparado para estas ‘refeições’ e o adolescente já deu entrada no hospital da prisão em 24 ocasiões: numa delas, desfez uma cama de 50 mil dólares, a fim de comer algumas partes.

Segundo a administração da prisão, este prisioneiro já custou mais de 1,3 milhões de dólares só em despesas médicas.

Os advogados de Lamont Cathey têm insistido na necessidade do cliente ter um tratamento psiquiátrico permanente, mas a passagem para a ala psiquiátrica nunca foi autorizada.

“É um exemplo perfeito da falência do sistema de justiça. Tem sido um caso devastadoramente triste e frustrante. Ele está literalmente a comer a cadeia”, comentou o diretor da prisão, Cara Smith.

Um relatório deste ano apontava um desequilíbrio de dez para um entre os reclusos com distúrbios mentais e as unidades psiquiátricas.

Em destaque

Subir