Nas Notícias

Francês voa numa onda e bate McNamara na Nazaré (com imagens)

onda nazare2015 400 Um francês de 33 anos, Benjamin Sanchis, surfou uma onda gigante na Nazaré e bateu o recorde de McNamara. A onda de 33 metros foi surfada a 11 de dezembro, na Praia do Norte, mas o feito só agora é homologado. Sanchis inscreveu o nome no Guiness. Veja as imagens.

Uma vez mais, a Praia do Norte e a Nazaré correram mundo, por culpa de uma onda surfada Benjamin Sanchis, francês que ultrapassou a fasquia dos 30 metros (que pertencia ao havaiano Garrett McNamara) e estabeleceu uma nova marca mundial.

O francês, de 33 anos, tantos quantos os metros desta onda gigante que a Nazaré ofereceu ao mundo, entra no Livro Guiness

Esta onda foi surfada no passado dia 11 de dezembro, na Praia do Norte, no célebre canhão da Nazaré, o mesmo local onde McNamara realizara o seu próprio feito.

Porém, só no passado sábado se deu a homologação e confirmação oficial de que aquela onda era a mais alta alguma vez surfada, maior do que a que permitira ao norte-americano transportar a Nazaré para os quatro cantos do mundo.

“Não fui capaz de seguir o trajeto que pretendia. Vi logo que tinha subido em demasia. Depois, dei um salto de quatro ou cinco metros, quando seguia já quase na vertical. Caí quando a onda rebenta”, recorda Sanchis, o novo recordista mundial.

Veja a onda surfada por na Nazaré e oiça o relato da experiência, na primeira pessoa.

As ondas gigantes da Nazaré colocaram a região no mapa dos surfistas mais radicais do mundo. Mas não são apenas os surfistas que se sentem atraídos pelo fenómeno.

Mas como se formam as ondas da Praia do Norte? Porque são diferentes, em dimensão, daquelas que se verificam na Nazaré? São perguntas cujas respostas se encontram neste vídeo, da autoria do Instituto Hidrográfico.

Em destaque

Subir