Economia

“Este é o momento” da UE assumir responsabilidades de financiamento, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, insistiu hoje na importância de a União Europeia (UE) emitir ‘eurobonds’, frisando que “este é o momento” de os 27 assumirem as responsabilidades de financiamento dos Estados-Membros.

“Este é o momento em que a União Europeia e os Estados-membros devem ser claros na assunção conjunta das responsabilidades de financiamento dos Estados para que tenham os meios necessários para pôr em prática medidas de apoio aos sistemas saúde, às famílias e às empresas”, disse o ministro na conferência de imprensa que se seguiu à reunião extraordinária da concertação social, em Lisboa.

Os ‘eurobonds’, também chamados ‘coronabonds’ devido à pandemia relacionada com o novo coronavírus, correspondem à emissão de títulos da dívida pública em nome da UE, e não a nível nacional, para proteger os países mais frágeis de especulações de mercado e taxas de juro muito altas.

Questionado sobre se acredita num consenso, na cimeira europeia de quinta-feira, depois do impasse registado na terça-feira na reunião do Eurogrupo em relação à emissão de ‘eurobonds’, Santos Silva assegurou que “Portugal batalhará ativamente por esse consenso”.

“Entendemos que é necessário esse consenso europeu, que a Europa caminhe no sentido de assumir a solidariedade europeia em todos os domínios, incluindo este domínio crucial do financiamento para a resposta [à crise sanitária] em sede de serviços de saúde e em sede de apoio às empresas, ao emprego, às famílias, aos trabalhadores, às pessoas”, sublinhou.

O ministro aludiu à carta enviada hoje pelo primeiro-ministro, António Costa, e oito outros líderes europeus ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, reclamando a implementação de um instrumento europeu comum de emissão de dívida para enfrentar a crise provocada pela covid-19, para frisar que se trata de “medidas essenciais para melhorar a capacidade de resposta” dos países e, como tal, “um passo no sentido certo”.

Em destaque

Subir