Nas Notícias

Este domingo, atrase o seu relógio um segundo à uma da manhã

relogio_1Devido à redução da velocidade de rotação do nosso planeta, relógios em Portugal Continental devem ser atrasados um segundo. Nas últimas quatro décadas, velocidade da Terra já diminui quase meio minuto.

Este domingo, quando forem 01h00m00s, está na hora de acertar o seu relógio, mas calma, não são horas nem minutos, mas apenas um segundo, para as 00h59m59s, ou seja, o último segundo do dia é repetido. Tudo isto se deve a uma diminuição da velocidade de rotação do nosso planeta, uma questão que tem vindo a ser sentida há vários anos.

Aliás, desde há quatro décadas, o abrandamento da rotação da Terra foi já de 25 segundos.

A mudança em Portugal Continental e na Madeira ocorre à uma da manhã, enquanto que nos Açores os relógios devem ser adiantados na mesma um segundo, mas à meia-noite, ou seja, quando forem 00h00m00s, deverão passar a ser 23h59m59s.

Curioso, e ao mesmo tempo inimaginável, é o que acontecerá no futuro. Segundo Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, daqui a cerca de 4.600 milhões de anos, o atraso na rotação da Terra será tanto que um dia pode ter mais de 1.200 horas, em vez das 24, como todos o conhecemos.

Estas mudanças foram impostas pelo International Earth Rotation Service.

Em destaque

Subir