Mundo

Estas crianças têm de escalar montanhas para chegar à escola

As crianças de uma pequena aldeia da província de Sichuan, na China, são verdadeiras alpinistas. Escalam montanhas para poder ir à escola, situada a quatro quilómetros. Veja o vídeo.

O acesso à Educação é um direito adquirido, que deve ser realçado, sobretudo no Dia Mundial da Criança. Mas esse acesso, no sentido literal do termo, pode ser íngreme.

Um grupo de 15 crianças de uma aldeia de Liangshan tem de escalar montanhas de acentuado declives, para poder aprender. A viagem demora duas horas.

Fazem-no, sozinhas ou acompanhadas dos pais, ao longo de quatro quilómetros, numa geografia que amplifica este número.

Não existe alternativa. E de acordo com as autoridades chinesas, não é possível criar uma infraestrutura que permita superar esta barreira.

Numa região pobre, com graves problemas sociais, o orçamento não permite mais do que suprir as maiores carências. A ironia é que o acesso à escola não consta da lista de prioridades.

Liangshan, uma aldeia com 400 habitantes, é uma das regiões mais pobres do país. E é assim que estas crianças, com idades entre os 6 e os 15 anos, vão para a escola: com esforço e colocando a vida em risco.

Em destaque

Subir