Mundo

Estas árvores param de crescer por respeito às vizinhas

Cientificamente são chamadas de Dryobalanops aromática, ou, em malaio, simplesmente Kapur. São exclusivas de solos típicos da zona continental da Malásia e na ilha indonésia de Sumatra. Mas o que desperta verdadeiramente a atenção são os padrões que elas formam.

Hoje em dia o mundo parece mais pequeno. Há mais filas, mais barulho, mais casas, mais pessoas. Talvez por isso, a “solução” nos chegue da natureza, num exemplo de respeito e consideração pelo espaço e limites que é ocupado por todos.

Dryobalanops aromatica, ou Kapur, para simplificar. Esta árvore é tradicional dos solos da zona continental da Malásia e da ilha indonésia de Sumatra. Como o “aromática” no seu nome indica, exala um odor a resina muito forte, mas o maior traço característico de que dispõe é a sua “organização”, como mostra a imagem.

Under ?

A post shared by Акбар Ибраев (@akbaraev) on

 

Em inglês o fenómeno é conhecido como Crown shyness, o que pode ser traduzido para “copas envergonhadas”. Em tempos classificou-se meramente como um fenómeno físico, explicado pelo facto do contato entre os ramos impedir o seu crescimento, mas atualmente há a dúvida se não serão efetivamente as árvores a comunicar entre si.

A explicação recorre à libertação hormonal das árvores, que leva a Kapur e outras árvores da mesma espécie a sentir a presença umas das outras e a “pararem naturalmente” o seu crescimento.

Devido ao seu lento crescimento, conseguem criar imagens que se parecem autênticas puzzles visto por cima e por baixo delas, num sinal claro de respeito pelo espaço de cada uma.

Em destaque

Subir