Insólito

Estas 10 cidades famosas vão desaparecer ainda este século (vídeo)

A força da natureza ou o erro humano condenaram dez cidades famosas a desaparecer ainda durante este século. Saiba quais são caso as queira visitar enquanto pode.

A grande maioria destas cidades está nesta lista devido a ameaças naturais, como acontece com a cidade do México (México) e com Veneza (Itália).

Estas duas localidades estão a afundar-se lentamente, a da América Central por ter sido construída no leito de um antigo lago que secou, a italiana devido à fraca estabilidade do solo.

Banguecoque (Tailândia) também está a afundar-se, mas aqui o Homem tem uma enorme responsabilidade: a drenagem das águas subterrâneas para consumo humano abriu cavernas que aceleram o processo de afundamento, agravado ainda pela subida das águas dos oceanos.

Há mais uma cidade a afundar-se, mas é um caso muito especial. Tombuctu, no Mali, está a cair para dentro da areia, num processo de desertificação que demonstra toda a potência do Saara.

Mas voltemos aos oceanos, mesmo sem sair de África. Banjul (Gâmbia) também não deve chegar ao século XXII, de acordo com os cientistas. A erosão vai apagar a cidade se, até então, o mar não a engolir…

Por falar em engolir, sabe qual é a probabilidade da terra se voltar a abrir e fazer desaparecer a cidade de San Francisco (EUA)? Segundo os cientistas, há 75 por cento de hipóteses de ocorrer um terramoto como o de 1906, um sismo que ficou para a história ao atingir os 8,25 graus de magnitude na escala Richter.

As forças do interior do planeta são também a grande ameaça a Nápoles (Itália), a cidade que fica junto ao monte Vesúvio, cujo vulcão já ‘enterrou’ Pompeia.

Para o fim ficam duas localidades que estão a desaparecer por causa da diminuição da população. Não há quem queira viver em Detroit (EUA), a antiga ‘motorcity’, nem em Ivanovo (Rússia), um importante centro têxtil da fragmentada URSS.

Em destaque

Subir