Desporto

Estância de wakeboard inaugurada em junho em Castelo do Bode

WakeboardWakeboard Portugal apresentou na BTL a estratégia para 2016 e a prova do circuito mundial, o “Nautique European Pro/Am”, realizado pela primeira vez na Europa em junho deste ano. A primeira estância do mundo com cinco cable systems ligados por transferes de barcos é inaugurada em simultâneo com o campeonato. Está   ainda a ser desenvolvido um projeto único na Europa, para um centro de alto    rendimento de wakeboard com o selo da WWA, a Wake Academy – High Performance Center.

O projeto Wakeboard Portugal, lançado em 2015, está a colocar o nosso país no mapa dos maiores circuitos de wakeboard mundial. Numa extensão de cerca de 30 km, no Lago de Castelo do Bode, acaba de ser instalada a primeira estância de wakeboard do mundo. Com cinco cable systems, em cinco localizações diferentes, é um autêntico resort para atletas e praticantes da modalidade.

A estância foi apresentada hoje na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand da       Turismo Centro de Portugal, mas é inaugurada em junho, durante o “Nautique European Pro/Am”, prova do circuito mundial de wakeboard. É a primeira estância do mundo, com cinco pontos de cable systems diferentes, ligada por transferes de barco.

“O nosso contributo para o desenvolvimento do desporto e para a criação deste novo  destino, único na Europa, começa agora a materializar-se. Com a abertura da estância em Castelo do Bode, a região entra oficialmente no mapa da comunidade de wakeboard em todo o mundo”, explica André Matos, presidente da Associação Portuguesa de      Wakeboard e Wakeskate (APWW).

Posicionar Portugal enquanto destino de eleição para a prática da modalidade, tornando-nos o Cluster Europeu de Wakeboard, é o grande objetivo do projeto. Esta instalação é promovida além fronteiras através das provas internacionais acordadas com a World    Wakeboard Association (WWA). O acordo prevê a realização em Portugal de provas emblemáticas do circuito mundial, num período de três anos. Em 2016, o “Nautique European Pro/Am” coincide com a inauguração da estância.

Em 2015, Castelo do Bode recebeu o WWA Supra Wakeboard World Championships, que se realizou em setembro no Lago Azul, Ferreira do Zêzere. O evento mais exclusivo da WWA reuniu em Portugal a elite da modalidade, com 151 atletas de 18 nacionalidades diferentes e um nível de audiência acima das 20.000 pessoas.

“Ficámos desde logo deslumbrados com o cenário natural de Castelo do Bode. O sucesso do Worlds em 2015 faz com que as expectativas para este ano estejam ainda mais elevadas. Foi considerado o melhor evento do circuito em 2015 e um dos melhores de sempre, o que faz com que atletas, simpatizantes e curiosos esperem um 2016 ao mesmo nível de qualidade desportiva. Este ano trazemos para Portugal a primeira edição na Europa do Nautique European Pro/Am, entre 9 e 11 de junho, em Ferreira do Zêzere”, revelou  Shannon Starling, presidente da WWA.

Este projeto é estratégico para o Turismo Centro de Portugal, pela relevância que tem no desenvolvimento turístico e económico da região. Para além da estância, foi ainda apresentada na BTL 2016 a Wake Academy – High Performance Center. Um projeto para um centro de alto rendimento, único na Europa, dedicado ao wakeboard e com a chancela da WWA.

O calendário de provas para este ano vai ser revelado brevemente, mas a APWW adiantou já que a época abre com o Nautique European Pro/Am em junho, onde se realiza também uma das etapas do campeonato nacional de barco e em cable.

Sobre o Projeto Wakeboard Portugal

A missão do projeto Wakeboard Portugal é tornar a prática da modalidade mais acessível, construindo ao mesmo tempo um excelente destino turístico internacional. Um conceito de Wakeboard mais acessível, mais ecológico e desafiante.

O lago de Castelo do Bode vai implementar a primeira estância do mundo com cable systems, em cinco localizações diferentes, todas elas com caraterísticas únicas. Estes cinco cables são ligados entre si, num espelho de água com cerca de 30km, por transfer de barco.

O nosso clima e envolvente paisagística tornam o local perfeito para a prática da modalidade e esta região num destino de excelência para praticantes, seguidores e fãs do mundo todo.

Os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Turismo do Centro e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) em consórcio com a EIPWU (criadores dos projetos 7 Maravilhas) uniram-se na promoção deste novo destino através do wakeboard, um desporto que está em ascensão em todo o mundo, superando o surf em número de praticantes nos E.U.A.

As praias fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires vão ter cable systems implementados, naquela que é a primeira estância de wakeboard do mundo.

Esta é uma visão pioneira sobre o potencial do desporto no nosso país. Trata-se de um projeto estratégico para posicionar Portugal como cluster europeu da modalidade e destacar Castelo do Bode no mapa do wakeboard mundial.

Em destaque

Subir