Nas Notícias

Estado perdeu mais de 68 mil funcionários públicos em menos de cinco anos

Entre dezembro de 2011 e junho de 2016, o Estado perdeu mais de 68 mil funcionários públicos. Estes números, divulgados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), representam uma perda de 9,4 por cento do total de profissionais.

Em menos de cinco anos, verificou-se uma quebra de 68 mil funcionários públicos, de acordo com dados da Síntese Estatística do Emprego Público, divulgada hoje pela DGAEP.

São números que representam uma quebra de quase 10 por cento do total de profissionais da Função Pública.

“A 30 de junho de 2016, o emprego no setor das administrações públicas situava-se em 659 149 postos de trabalho, revelando um aumento de cerca de 0,7 por cento em termos homólogos e uma quebra de 9,4 por cento face a 31 de dezembro de 2011 (correspondente a uma redução de 68 024 postos de trabalho). A administração central é o subsector que revela a maior diminuição de emprego face ao final de 2011: 45 967 postos de trabalho, que traduzem, em termos percentuais, uma quebra de 8,3 por cento”, pode ler-se, numa nota publicada nesta sexta-feira.

Numa comparação com o final do trimestre anterior, o emprego nas administrações públicas “diminuiu 2952 postos de trabalho (-0,5 por cento), em resultado da quebra do número de trabalhadores da administração central (menos 3343 correspondente a uma variação de -0,7 por cento).

A razão para esta descida prende-se, essencialmente, com a cessação, no final do ano letivo, de contratos a termo de trabalhadores nos estabelecimentos de ensino básico e secundário (em particular, técnicos superiores para atividades de enriquecimento escolar e docentes).

Por outro lado, o aumento de emprego, no trimestre, no Ministério da Administração Interna (1,6 por cento) “decorre principalmente de novos contratos a termo de vigilantes da floresta na GNR, para as operações de prevenção de incêndios durante o verão”.

Relativamente a remunerações, em abril de 2016, o valor médio mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em cerca de 1431,7 euros.

Em destaque

Subir