Nas Notícias

Estado investe 900 milhões de euros em obras no litoral

O Governo espera investir cerca de 900 milhões de euros em obras de manutenção e requalificação da costa portuguesa. O objetivo passa por conseguir minimizar os efeitos das alterações climáticas.

“É um investimento que se prevê necessário, em obras que vão ser feitas, algumas em pedra, afastadas, mas paralelas à costa para reduzir bastante aquilo que é a força que o mar tem”, salientou o ministro do Ambiente, em declarações citadas pela Lusa.

João Pedro Matos Fernandes revela que os trabalhos vão ser de “manutenção de esporões existentes, enchimento de praias, recuperação de dunas, com a concentração de milhares de metros cubos de areia”.

O governante diz que esta será “uma tarefa ciclópica, devido ao facto de a costa portuguesa ser o território em toda a Europa que está mais sujeito às consequências que hoje se fazem sentir das alterações climáticas, por causa do avanço do mar”.

O ministro do Ambiente salienta, porém, que estas “são obras, desde Caminha até Vila Real de Santo António, obras sobretudo de proteção, feitas com técnicas naturais”.

No entanto, avisa, “não são eternas”.

“Esse trabalho não será eterno, porque essa areia será, certamente, levada pela natureza”.

Em destaque

Subir