Economia

Estado arrecadou verba superior a mil milhões em cobrança de impostos em cinco meses

eurosAté maio, o Ministério das Finanças colocou nos cofres do Estado um valor superior a mil milhões de euros, em cobrança de impostos. A cobrança fiscal, nos primeiros cinco meses de 2013, aumentou oito pontos percentuais. O IRS aumentou 30 por cento, enquanto a cobrança de IRS subiu 20 pontos percentuais.

Entraram nos cofres do Estado, entre janeiro e maio de 2013, mais de mil milhões de euros, provenientes da cobrança de impostos, adianta a imprensa económica, nesta sexta-feira.

A receita fiscal aumentou oito pontos percentuais em 2013, em comparação a igual período de 2012. As razões do aumento das cobranças de impostos prendem-se com os agravamentos fiscais e com a adoção de novas medidas de combate à fuga.

O IRS apresentou um aumento de 31 por cento, em comparação com o ano passado, entre janeiro e maio, enquanto o IRC, cobrado às empresas, apresenta um acréscimo menos expressivo, de 20 por cento.

A evolução da receita fiscal supera as previsões do Governo, inscritas no Orçamento Retificativo. O Ministério das Finanças já confirmou este aumento.

Em destaque

Subir