Nas Notícias

Estação Espacial Internacional recebeu Soyuz com novos ‘residentes’

iss novos A Estação Espacial Internacional vai ter três novos ‘residentes’. Um russo, um norte-americano e uma italiana foram transportados pela nave Soyuz TMA-15M, que acoplou com sucesso pelas 2h48, horas depois de ter partido de Baikonur, no Cazaquistão.

A nave russa Soyuz TMA-15M acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional), durante a madrugada de hoje.

Segundo um porta-voz da agência espacial russa Roscosmos, citado pela Interfax, “a acoplagem ocorreu às 5h48 em modo automático” (às 2h48 em Portugal continental).

A nave acoplou à ISS horas após ter descolado do centro espacial de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão.

A bordo da Soyuz seguiam os três novos ‘residentes’ da ISS: o cosmonauta russo Anton Shkaplerov, o astronauta norte-americano Terry Virts e a italiana Samantha Cristoforetti.

A astronauta da Agência Espacial Europeia é a primeira mulher de Itália a ir ao Espaço.

O trio junta-se aos atuais ‘residentes’ da ISS: os cosmonautas russos Yelena Serova e Alexandre Samokutyaev e o astronauta norte-americano Barry Wilmore.

Serova, Samokutyaev e Wilmore vão regressar à Terra em março, enquanto Shkaplerov, Virts e Cristoforetti cumprem missão até meados de maio.

A ISS, um projeto no qual colaboram 16 países (embora financiado, na maioria, por EUA e Rússia), tem em permanência uma equipa de seis elementos, que cumprem missões de meio ano.

Em destaque

Subir