Insólito

Ele está vivo, mas a Segurança Social ‘matou-o’ e cortou-lhe a pensão

Um pensionista do Porto foi dado como morto pela Segurança Social e viu ser-lhe cortada a pensão. Hermenegildo Tavares foi vítima de um erro “vergonhoso”. Teve de fazer prova de vida e recebeu a garantia de que as pensões em atraso ser-lhe-ão pagas. Mas o idoso diz que não consegue confiar em quem o ‘matou’.

Era taxista, mas há mais de 20 anos foi obrigado a reformar-se por invalidez. Hoje, apesar de lhe faltar a saúde e de contar já 81 anos, tem uma certeza absoluta: está vivo.

Visão contrária teve a Segurança Social, que ‘atestou’ o óbito deste idoso e enviou uma carta, dirigida aos herdeiros.

“Fiquei assustado e fui à Junta de Freguesia”, conta, à TVI. Na autarquia de Lordelo do Ouro, no Porto, fizeram um contacto para a Segurança Social. Do outro lado da linha a certeza absoluta: Hermenegildo Tavares está morto. Do lado de cá da linha, a presença, bem vivo, deste pensionista.

A pensão de 280 euros deixou de ser paga desde dezembro. Enquanto decorre o processo de retificação – Hermenegildo fteve de fazer prova de vida –, aguarda, com dificuldade, que o erro seja corrigido.

“É vergonhoso. Queria saber onde eles têm a certidão de óbito. É uma brincadeira que me entrou no bolso”, diz.

A Segurança Social garante que os valores em falta serão entregues. Mas o idoso não acredita. Quer ver para crer. Diz que não consegue confiar em quem o ‘matou’.

Em destaque

Subir