Ciência

Esta morfina é feita de cerveja e sai mais barata

cerveja artesanal

As leveduras das cervejas podem criar uma morfina ‘caseira’. Um estudo publicado no Nature Chemical Biology mostra como os médicos encaram como positivo um fabrico em escala de morfina, embora apontem o perigo de haver quem aproveite para fabricar ‘drogas artesanais’.

A morfina, um fármaco narcótico de alto poder analgésico que pertence ao grupo dos opioides, pode ser fabricada, numa versão ‘caseira’, por quem souber fazer cerveja.

De acordo com um estudo, cujo resumo foi publicado no jornal Nature Chemical Biology, os cientistas comprovaram que a modificação genética das leveduras permite que estes fungos desencadeiem um processo químico que transforma o açúcar em morfina.

As vantagens quanto ao fabrico mais seguro e com um preço mais acessível contrasta com as preocupações de haver quem, tendo um conhecimento mínimo de como fazer cerveja, se dedique à produção de ‘drogas artesanais’.

John Duebe, bioengenheiro da Universidade da Califórnia, em Berkley, explicou que as leveduras microscópicas que transformam o açúcar em álcool (durante o fabrico de cerveja) podem ser modificadas, com recurso ao DNA de plantas, para que transformem o açúcar no narcótico que se obtém da papoila.

Esta teoria foi considerada credível durante muitos anos, mas só agora foi validada com a produção de reticulina, um composto químico intermediário que ainda não tinha sido possível ‘fabricar’.

“O que queremos fazer é alimentar a levedura com glucose, uma forma barata de açúcar, para que ela seja capaz de transformá-lo numa droga terapêutica”, complementou John Duebe.

“No nosso estudo, descrevemos todos os passos necessários para isso. Agora, é uma questão de conectá-los e criar um processo capaz de produzir em escala. Não é algo simples, mas é possível”, salientou o mesmo investigador.

A possibilidade de haver uma morfina ‘caseira’ que permite o desenvolvimento de novos tipos de analgésicos é a grande vantagem deste estudo que, no reverso da medalha, apresenta o perigo de permitir a quem tiver conhecimentos mínimos a produção de ‘drogas caseiras’: como opiáceo, a morfina é altamente viciante.

“A princípio, qualquer um com acesso a este tipo de levedura e com as habilidades básicas de fermentação pode produzir morfina usando o mesmo kit que utiliza para fazer a cerveja”, adiantou o mesmo jornal, num comentário sobre o artigo.

“Hoje, ainda não é fácil produzir este tipo de levedura do ponto de vista técnico, mas e no futuro? É importante pensar em como devemos regular estas novas variedades”, alertou Paul Freemont, um dos diretores do Centro de Biologia Sintética e Inovação do Imperial College, em Londres (Reino Unido).

Em destaque

Subir