Nas Redes

Esta foto está a ser considerada o símbolo da resistência a movimentos extremistas

No passado sábado, uma fotografia de uma mulher com um sorriso irónico e que está frente a frente com um manifestante de extrema-direita, numa manifestação em Birmingham, no Reino Unido, tornou-se viral.

A mulher na imagem é Saffiyah Khan, uma jovem muçulmana. Desde que foi publicada, a imagem já foi partilhada milhares de vezes.

À sua frente está Ian Crossland, um apoiante do grupo EDL – ‘English Defense League’, uma organização de extrema-direita que luta contra a presença de muçulmanos no país, que havia convocado um protesto na cidade.

Em declarações à ‘Sky News’, Saffiyah Khan conta que estava a tentar ajudar uma outra mulher que estava cercada por um grupo de 25 homens.

Já Ian Crossland defende que a jovem interrompeu o minuto de silêncio que estariam a cumprir em memória das vítimas de ataques terroristas. Uma acusação que a rapariga rejeita na totalidade.

“Nunca tive medo…Eu normalmente mantenho-me bastante calma nestas situações”, disse a jovem à ‘Sky News’.

A fotografia de Khan já foi partilhada milhares de vezes, sendo considerada um símbolo da resistência aos movimentos extremistas.

A imagem que se tornou viral é da autoria de Joe Giddens, que trabalha para a ‘Press Association’.

“Algumas vezes neste trabalho tiro uma foto e sei instantaneamente que se tornará popular…não foi o que aconteceu este fim de semana”, escreveu o fotógrafo na rede social Twitter.

Em destaque

Subir