Nas Notícias

“Esta canção não representa o povo e a cultura portuguesa”, diz José Cid

José Cid, que este ano regressou ao Festival da Canção, contesta a escolha da música vencedora que irá representar Portugal no festival Eurovisão. Para o músico, o tema ‘O Jardim’ “não representa o povo e a cultura portuguesa”.

José Cid mostrou-se descontente com a música de Isaura e interpretada por Cláudia Pascoal, que venceu este domingo o Festival da Canção e que irá representar Portugal no festival Eurovisão.

Para o músico, “se queríamos levar uma pessoa e canção que seja o completo oposto do Salvador Sobral, escolhemos a certa”.

Em declarações à NiT, após o fim da gala deste domingo, José Cid confessou que se tem “rido pela desafinação, pela falta de expressão vocal”.

“A meu ver, falta uma coisa que é gravíssima: perdemos a identidade política e cultural, esta canção não representa o povo e a cultura portuguesa. (…) Há um abismo entre o Salvador Sobral e esta coisa que é ‘O Jardim'”, referiu.

O compositor, que este ano participou no Festival da Canção, admitiu “humildemente a derrota”, mas confessou que não esperava a vitória de Isaura e Cláudia Pascoal.

“Não tenho orgulho em ser representado por esta canção, mas é o público que temos. Eu escrevi uma canção sobre Portugal, e aceitei humildemente a minha derrota, mas não era isto que eu esperava”, admitiu.

A canção ‘O Som da Guitarra é a Alma de um Povo”, de José Cid, caiu nas meias-finais do festival.

Em destaque

Subir