Nas Notícias

Com esta bebida agradável, evita problemas cardiovasculares

pessoas que bebem cháDe acordo com um estudo, as pessoas que costumam beber chá enfrentam menos probabilidade de sofrer de problemas cardiovasculares. Estima-se que aquela bebida reduza os riscos em 35 por cento.

Costuma beber chá? É uma bebida bem agradável que, de acordo com uma pesquisa divulgada no site WebMD pode prevenir problemas cardíacos e cardiovasculares, em 35 por cento. Para realizar este estudo, foram confrontadas pessoas que costumam beber chá com outras que não têm esse hábito. E os resultados são claros.

Segundo o médico Elliott Miller, um dos coautores da pesquisa, o chá provoca “uma progressão mais lenta no processo de calcificação das artérias coronárias”. O resultado é “uma menor incidência de diversos problemas cardíacos”.

“Verificámos neste estudo que as pessoas que tinham como hábito beber chá apresentam um processo de calcificação das artérias mais lento, o que leva a uma redução do caso de eventos cardíacos”, assinala o especialista, professor no Johns Hopkins Hospital, em Baltimore.

Para a realização deste trabalho, foram acompanhados 6000 homens e mulheres, desde o ano 2000, sendo que, no início do estudo, naquele ano, nenhum dos participantes apresentava problemas cardíacos.

Durante 11 anos, os investigadores foram acompanhando essas pessoas e registaram todos os casos de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), sintomas como dores peitorais ou mesmo mortes.

Além de fazer este acompanhamento, os investigadores registaram também os hábitos alimentares e conseguiram fazer uma associação entre o consumo de chá e uma maior proteção cardiovasculares. Quem bebia chá frequentemente apresentava menos 35 por cento de probabilidades de sofrer de qualquer problema cardíaco, em comparação com as pessoas que não tinham por hábito consumir aquela bebida.

A associação entre o chá (verde ou preto) e uma proteção maior do coração foi confirmada com uma análise que pôde comprovar uma calcificação das artérias mais lenta, no caso das pessoas que bebiam muito chá.

“Este estudo sugere que o chá pode ter propriedades naturais capazes de provocar uma maior proteção. Por outro lado, sugere também que as pessoas que bebem chá são mais saudáveis”, assinala Elliott Miller.

Refira-se que outras pesquisas anteriores já tinham feito uma associação entre o chá e menos eventos cardíacos.

https://ptjornal.com/video-costuma-pesar-fruta-legumes-pre-embalados-71652

Em destaque

Subir