Economia

Esqueceu-se do cartão multibanco? Pode levantar dinheiro com o telemóvel

O futuro chegou ontem. Desde segunda-feira que é possível levantar dinheiro numa caixa multibanco mesmo sem cartão. Basta ter a aplicação MB WAY instalada no telemóvel. Conheça uma ferramenta nova e segura.

Com a nova funcionalidade, será possível utilizar uma caixa multibanco mesmo que não tenha cartão e até como se o tivesse emprestado a um familiar ou amigo.

E como funciona esta nova ferramenta? Basta abrir a aplicação MB WAY e gerar um código com dez dígitos.

De seguida, ao invés de introduzir o cartão na caixa multibanco, carrega-se na tecla verde, que abre um menu para ser introduzido o código gerado no telemóvel.

Esse código tem uma validade de 30 minutos, pelo que ao fim desse tempo, caso queira realizar uma operação no multibanco, terá de gerar novo código.

De acordo com a SIBS, entidade que gere o sistema multibanco, o processo é seguro, pois “utiliza protocolos e algoritmos de segurança”.

Uma funcionalidade semelhante já está implementada na Polónia desde 2015.

 

“Um estrangeiro que se dirija a um multibanco tem uma série de operações de que não precisa. Simplificámos o serviço que ele quer mais, que é levantar dinheiro. Nem lhe pergunto se quer fazer um levantamento. Só lhe pergunto quanto quer levantar”, salientou Maria Antónia Saldanha, da SIBS, em novembro do ano passado, quando deu a conhecer as ferramentas que estavam a ser desenvolvidas para o MB WAY.

Recorde o que é o MB WAY, solução que existe há mais de dois anos:

Em destaque

Subir