Nas Redes

“Espírito de uma era”: A foto de uma jovem a sorrir no meio dos protestos em França

A fotografia de uma jovem a sorrir durante os protestos em França, tirada a 1 de dezembro, está a correr o mundo e é classificada como “o espírito da nossa era” ou a “metáfora do nosso tempo”. É da autoria do jornalista russo Ilya Varlamov.

“Uma metáfora do nosso tempo” ou, por outras palavras, “o espírito de uma era”. É desta forma que vários internautas classificam a fotografia de uma jovem sorridente dentro de um restaurante em Paris, de telefone na mão, enquanto o clima de destruição impera no exterior.

A imagem, da autorida de Ilya Varlamov, foi captada no dia 1 de dezembro e, segundo o próprio, a rapariga estaria a sorrir para as câmaras e não contente pelo cenário vivido em França nos últimos dias.

De acordo com declarações do jornalista ao El País, o restaurante estava fechado e a jovem terá começado a posar para as fotografias.

“O Burger King estava fechado nesse dia, portanto não estavam clientes lá dentro. Suponho que a rapariga trabalhe lá. Quando os manifestantes e os fotógrafos se aproximaram, a rapariga reparou nas câmaras apontadas para ela e começou a posar. Essa é a verdadeira razão porque está a sorrir nessa imagem”, explicou.

Ilya Varlamov, que é conhecido na Rússia por ser crítico de Putin, não acredita que a jovem estivesse feliz pelos protestos dos “coletes amarelos”.

“Ela estava simplesmente ali. (…) Creio que sorriu porque se deu conta de que era o alvo das câmaras”, acrescentou.

Embora se tenha tornado viral sem a devida explicação, a fotografia deixou Varlamov orgulhoso porque, defende, “uma boa imagem deve gerar várias interpretações”.

A imagem tem sido partilhada milhares de vezes nas redes sociais e é descrita por vários internautas como a “metáfora do nosso tempo” ou “o espírito da nossa alma”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Когда пришла на обед, а тут какая-то революция за окном #Paris #YellowVest #GiletsJaunes

Uma publicação partilhada por Ilya Varlamov (@varlamov) a

Em destaque

Subir