Mundo

Espionagem: NSA usa posto em Portugal para controlar informação “regional”

snowden 210nsa mapa bigUm site holandês assegura que a NSA tem um posto de operações em Portugal. É através desse ponto de acesso que a agência norte-americana controla informação e dissemina ‘malware’ em mais de 20 mil redes informáticas.

A agência de segurança dos EUA (NSA) pode não intercetar as comunicações de figuras públicas portuguesas, como fez com a chanceler alemã e a Presidente do Brasil, mas usa Portugal para controlar informação a nível “regional”, que neste caso corresponde ao território europeu. A garantia é do site holandês NRC, que cita um slide fornecido por Edward Snowden.

Na imagem, que resulta de mais uma fuga de informação do ex-agente da NSA, aparece um mapa que assinala os postos de operação, escalonados em cinco níveis. No sudoeste de Portugal aparece um ponto referente ao segundo nível, o de acesso “regional”: a região deverá corresponder a uma parte do território europeu, embora haja outro posto semelhante em Espanha.

É através dos postos de operação assinalados no mapa que a NSA consegue controlar a informação que circula em mais de 20 mil redes informáticas. De acordo com o site holandês, a agência começou por infetar essas redes com um ‘malware’, o qual é disseminado pelos mais de 600 ‘hackers’ que integram um grupo chamado Tailored Access Operations.

A finalidade da NSA é infetar 85 mil redes informáticas até 2008, com a grande vantagem destes postos de operações poderem funcionar como uma célula digital: pode ser adormecida e posteriormente reativada com apenas uma chamada de comando.

O slide, constante no material revelado pelo ex-agente Edward Snowden, está datado de 2012. No mapa estão assinalados os pontos de ligação a terceiros (primeiro nível), de acesso regional (segundo, como o que alegadamente existe em Portugal), criados por implantes (são mais de 54 mil), de ligação aos grandes bacogs de telecomunicações (20 acessos) e de controlo do programa de espionagem Fornsat (o quinto nível).

O site holandês avança ainda que o programa de infeção com ‘malware’ integra o projeto “GENIE”, utilizado pela NSA para, alegadamente, espiar computadores em locais estratégicos, como nos governos e nas embaixadas.

Em destaque

Subir