Mundo

Espionagem: NSA acede aos registos de 5000 milhões de telemóveis por dia

snowden 210snowden bigO antigo agente da NSA Edward Snowden revelou novos documentos que demonstram o alcance da espionagem promovida pela Agência de Segurança dos EUA. De acordo com essa informação, a NSA acede por dia a uma média de 5000 milhões de registos de telemóveis.

Se tem um telemóvel, saiba que um espião norte-americano poderá saber que esteve a ler este texto, onde e a que horas leu. De acordo com as novas informações fornecidas por Edward Snowden, antigo funcionário da Agência de Segurança dos EUA (NSA, na sigla de origem), os serviços de inteligência norte-americanos acedem, em média, aos registos de 5000 milhões de telemóveis por dia.

A nova fuga de informação perpetrada por Snowden foi analisada pelo jornal Washington Post. De acordo com os documentos, a espionagem de “centenas de milhões” de telemóveis tem por finalidade localizar suspeitos de terrorismo (o mesmo motivo invocado pela NSA para espiar chamadas telefónicas e emails) e aceder às respetivas listas de contactos, dando ao programa de vigilância a capacidade de contornar a privacidade dos cidadãos.

As críticas contra o modo de atuar da NSA voltaram a avolumar-se com a divulgação destes novos documentos. Várias organizações de defesa dos direitos de privacidade, citadas no artigo do Washington Post, estão preocupadas com a possibilidade da agência utilizar os dados recolhidos para “outros fins”.

“A única forma de esconder a nossa localização é desligarmo-nos do atual sistema de comunicação e ir viver para uma caverna”, comentou Chris Soghoian, o responsável pela área tecnológica da União Americana para as Liberdades Cívicas.

O programa utilizado pelos espiões norte-americanos permite localizar telemóveis (em qualquer parte do mundo) e até reconstituir os movimentos dos utilizadores. No caso do acesso aos contactos, a NSA pode criar e manter registos de pessoas que não estão nem nunca estarão envolvidas em atividades terroristas, denunciam vários especialistas citados pelo jornal.

A nova informação já levou grandes empresas de telecomunicações a atuar de forma preventiva. A Microsoft, uma das gigantes da informática, já fez saber que vai reforçar a encriptação dos dados para garantir uma maior privacidade aos clientes.

Em destaque

Subir