Nas Notícias

Touradas não devem ter apoios públicos, defende deputada do BE

touraadsOs espetáculos tauromáquicos não podem ser apoiados pelo Estado, no entender do Bloco de Esquerda. A deputada Catarina Martins alega que o sofrimento dos animais é motivo suficiente para que as autarquias ou outras entidades públicas rejeitem conceder qualquer tipo de apoio

Catarina Martins, deputada do Bloco de Esquerda, quer que os espetáculos tauromáticos sejam boicotados pelo Estado. O fim dos apoios concedidos pelas autarquias ou por outras entidades públicas seria um grande passo para o fim das touradas, defende a bloquista, que exige ainda o fim da transmissão televisiva destes eventos nos canais públicos.

“Fazemos a escolha de considerar que hoje, face ao que são as evidências científicas, não se pode negar que há sofrimento dos animais nas touradas e, portanto, não há razão nenhuma para excluir as touradas do que é a prática legislativa portuguesa em relação aos espetáculos que inflingem sofrimento animal”, sustentou a deputada.

Para Catarina Martins, trata-se de uma “exigência ética” que o Estado tem de cumprir, apesar do tema não recolher “unanimidade em nenhum partido”. A autora desta proposta quer dar um exemplo, pois “os partidos têm de fazer escolhas”, e recorreu a números de 2009, considerando que nesse ano foram gastos “na ordem de um milhão de euros” do erário público com espetáculos tauromáquicos.

“À semelhança do que acontece já com a TVE, na vizinha Espanha”, a deputada do Bloco quer ainda que os canais públicos deixem de transmitir eventos ou magazines relacionados com as touradas: “porque é o serviço público de televisão e, naturalmente, quando falamos de exigências éticas, de padrões éticos de sociedade, as exigências para com o serviço público são naturalmente maiores, é isso também que define o serviço público”.

 

Em destaque

Subir