Motores

Espetáculo em Lousada apesar da chuva

Apesar do mau tempo que se fez sentir no domingo, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy foi um bom espetáculo, ‘prendendo’ os espetadores que se deslocaram ao circuito da Costilha, em Lousada.

Arturo Costa veio de Espanha com um Seat Leon e conquistou a ‘pole position’ da final, depois de problemas de Joaquim Santos no Ford Focus, que acabou por relegá-lo para o terceiro lugar, isto antes de uma batalha que lhe permitiria chegar à segunda posição, ainda que o vencedor tenha tirado partido da ‘joker lap’.

Já na Super 1600 João Ribeiro, que dominara a qualificação, impôs o seu Citroën Saxo S1600 na primeira meia final, que Bruno Gonçalves, em carro idêntico, teve de abandonar com problemas mecânicos. Na segunda meia final foi José Eduardo Rodrigues quem levou a melhor, ainda que o piloto do Peugeot 206 S1600 tenha sido pressionado por Hélder Ribeiro, em Citroën C2 S1600.

Na final, foi João Ribeiro quem levou a melhor, deixando José Eduardo Rodrigues e Ricardo Soares a lutar pelo segundo lugar, num duelo em que Soares viria a levar a melhor depois de uma grande ultrapassagem ao seu adversário. Depois seria a vez Mário Teixeira assumir a terceira posição, que manteria até ao fim, terminando à frente de Sérgio Dias.

Na Nacional A 1.6 o campeão em título, Pedro Tiago (Citroën Saxo), partiu da primeira posição e por lá ficou durante toda a final, enquanto nas últimas voltas Luís Morais (Peugeot 106) subiu à segunda posição, com Américo Sousa (Citroën Saxo) a terminar no último lugar do pódio.

Já na Nacional 2RM João Novo (Peugeot 106) levou a melhor, diante de Andreia Sousa (Peugeot 306), apesar de no início ter sido Adrão Pinto (Opel Astra) a protagonizar uma grande oposição ao líder, antes de ter problemas mecânicos. O que ajudou Luís Carvalho (Peugeot 206) a ascender à terceira posição.

Gonçalo Macedo dominou a qualificação da Iniciação aos comandos do seu Volkswagen Polo e na final também levaria a melhor, com José Correia a garantir a segunda posição após a ‘joker lap’, por troca com André Monteiro, muito rápido aos comandos do Toyota Corolla na primeira fase da corrida.

Nos Super Buggy Nelson Barata (Power NB) confirmou o que tinha feito na qualificação e venceu, cedo se distanciando da oposição, que foi protagonizada sobretudo por Paulo Godinho (PG0012), na primeira parte da prova, e por Mauro Reis (TT) na segunda, vindo este a assegurar a segunda posição diante do seu adversário.

Nuno Bastos foi o mais forte no Kartcross, ainda que a prova se tenha iniciado sob o domínio de Alexandre Borges. Só que o piloto do Semog Bravo fez um pião e perdeu a liderança na segunda volta. Rui Nunes passou para o comando, mas a imobilização do Hsport de Tiago Freitas após acidente fez parar a corrida.

No reatamento Borges ainda comandou, mas Bastos efetuaria uma recuperação que o levou ao comando, superando o espanhol Maikel Vilas (LaBase RX01), que depois seria superado também por Jorge Gonzaga e Pedro Rabaço, que acompanharam o vencedor no pódio final.

Em destaque

Subir