Tecnologia

Esperma criado em laboratório abre caminho ao tratamento da infertilidade

espermatozoidesUma equipa de investigadores conseguiu produzir esperma em laboratório, o que abre horizontes para o tratamento da infertilidade. A pesquisa foi realizada com ratos, mas em condições semelhantes ao desenvolvimento de sémen humano.

Trata-se de um avanço significativo no tratamento de infertilidade, quer nos homens que já padecem desse problema, quer nos doentes com cancro que podem ficar inférteis devido aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Este trabalho é visto como um passo decisivo na descoberta de novas terapêuticas para a cura de um problema, sobretudo porque a morfologia dos espermatozoides criados em laboratório é muito parecida com uma amostra natural.

Investigadores alemães e israelitas conseguiram criar esperma de ratos em laboratório, em condições muito semelhantes às humanas, o que abre boas perspetivas para a criação, pela primeira vez, de espermatozoides em seres humanos.

O trabalho – que mereceu honras de publicação na prestigiada revista Nature e foi acolhido com entusiasmo na comunidade científica – surge de uma parceria entre Stefan Schlatt (da Universidade de Münster, Alemanha) e Eitan Lunenfeld (da Universidade de Soroka , Israel).

Em destaque

Subir