Mundo

Especialistas sugerem que as “fake news” podem não ter solução nos próximos 10 anos

De acordo com os resultados de um inquérito da Pew Research, o fenómeno das “fake news”, notícias falsas, poderá tornar-se insolucionável face à velocidade de desenvolvimento da tecnologia. De um total de cerca de 1100 investigadores tecnológicos inquiridos, 51 por cento não acredita que este fenómeno tenha uma solução eficiente nos próximos 10 anos.

O inquérito teve como base especialistas do setor tecnológico e mostra as dúvidas relacionadas com um fenómeno que tem inundado a internet nos últimos tempos.

Do total de inquiridos, 51 por cento acreditam que o fenómeno irá piorar ao longo dos próximos dez anos. Já os restantes 49 por cento defendem a existência de um potencial tecnológico que se poderá tornar numa solução a curto-prazo.

Na maioria das respostas, os investigadores mostram a sua preocupação com fatores como o acelerado desenvolvimento da tecnologia – que, segundo os próprios, vai ultrapassar a nossa capacidade para compreender o fenómeno das notícias falsas – e o desejo dos utilizadores por conteúdos polémicos, que tendem a alimentar permanentemente as fontes de notícias falsas.

Recorde-se que plataformas como a Google, Facebook e Twitter continuam à procura de uma forma eficaz de combate às fake news. As soluções apresentadas até então consistem no desenvolvimento de marcadores, multas e na “educação do utilizador”.

Em destaque

Subir